Grande vilã das mulheres e do ambiente doméstico, além de ser consideradas nojentas e assustadoras, as baratas ainda transmitem algumas doenças. Muitos defendem a teoria de que elas próprias não são transmissoras como os mosquitos da dengue e da febre amarela, porém em suas patas existem milhões de microrganismos que podem contaminar alimentos e objetos pessoais e nos transmitir doenças sérias.
Conheça mais sobre algumas doenças que podem ser transmitidas pelas baratas, suas características e principais sintomas.
Baratas transmitem hepatite A
A hepatite A é uma das doenças que as baratas podem transmitir para os seres humanos. Sua transmissão ocorre devido à ingestão de água, alimentos e objetos pessoais contaminados e quando alcança o intestino infecta os enterócitos da mucosa e se multiplica, depois se espalha pelo sangue, infectando principalmente o fígado. Os principais sintomas são: febre, dor abdominal, náuseas e diarreia por cerca de um mês. Alguns doentes podem ficar com os olhos e a pele bem amarelada por causa da disfunção do fígado, em 99% dos casos há recuperação e cura.
Doenças transmitidas pelas baratas
Há algumas doenças que podem ser transmitidas pelas baratas, a febre tifoide é uma delas, ela é causada pela Salmonella typhi, somente os seres humanos podem adquirir essa bactéria, sendo mais comum em países pobres e subdesenvolvidos. É transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminada, mas pode-se adquirir também através de um beijo. Além da febre tifoide as baratas podem transmitir tuberculose, conjuntivite, infeções urinárias, diarreia, lepra e pneumonia. Para evitar que sua casa seja invadida por baratas a recomendação é sempre manter a casa limpa, alimentos bem lavados e guardados, beber somente água filtrada e guardar bem os objetos pessoais como a escova de dentes.
Se apresentar qualquer um dos sintomas acima procure um médico, e lembre-se que a melhor forma de evitar as baratas é manter o local onde se mora sempre limpo e higienizado.