Introdução a como funcionam os 10 piores vírus de computador de todos os tempos

Os vírus de computador existem há muitos anos. De fato, em 1949, um cientista chamado John von Neumann teorizou que um programa autocopiado era possível [fonte: Krebs (em inglês)]. A indústria dos computadores não tinha nem uma década de existência e alguém já havia descoberto como jogar uma chave de boca nas engrenagens figurativas. Mas foi preciso outras décadas para que programadores conhecidos comohackers começassem a construir vírus de computador.Os vírus de computador podem ser um pesadelo. Alguns conseguem limpar toda a informação contida no disco rígido, travar o tráfego de uma rede por horas, transformar uma máquina inocente em um zumbi e enviar cópias deles mesmos para outros PCs. Se você nunca teve uma máquina infectada por um vírus, então pode estar se perguntando o porquê de toda essa comoção. Mas a preocupação é compreensível. De acordo com a Consumer Reports, os vírus de computador ajudaram a contribuir com US$ 8,5 bilhões em perdas dos consumidores em 2008 [fonte: MarketWatch (em inglês)]. Eles não são apenas um tipo de ameaça online, mas certamente são os mais conhecidos da gangue.

 

Vírus de computador
Olaf Loose/iStockphoto
Não existe nada igual a descobrir que o seu computador está infectado com um vírus grave  

Embora os engraçadinhos tenham criado programas de vírus para grandes sistemas de computador, foi a introdução do computador pessoal que os trouxe para a atenção pública. Um estudante de doutorado chamado Fred Cohen foi o primeiro a descrever programas autocopiáveis criados para modificar computadores como vírus. O nome pegou desde então. 

 Antigamente (no início dos anos 80), esses vírus dependiam dos humanos para realizarem o trabalho duro de espalhá-los para outros computadores. Um hackergravava o vírus em disquetes e então, os distribuía para outras pessoas. Não foi até os modems se tornarem comuns que essa transmissão se transformou um problema real. Hoje, quando pensamos em um vírus de computador, geralmente imaginamos algo que é transmitido sozinho via internet. Ele pode infectar as máquinas por meio de mensagens de e-mail ou links corrompidos. Programas como estes podem se espalhar muito mais rápido do que os primeiros vírus.  

A seguir, veremos 10 dos piores vírus que acabam com um sistema de computador. Vamos começar com o vírus Melissa.